No último post falei sobre como criar um gráfico com eixo personalizado, incluindo os meses e mais a palavra BGT ao final do eixo (link).
O Problema
Além de querer ver o eixo com ano inteiro (visão Full Year), de Jan a Dec, o cliente também quer uma visão apenas de Jan a Maio, que é o Year To Date, ou seja, o acumulado dos meses até a data atual (esse post está sendo escrito em Junho, logo Maio é o mês anterior que temos dados).
Primeiros Passos
Antes de sair fazendo, melhor pensar no que precisamos.
Pra resolver esse problema precisamos de um campo que sirva de slicer, então tem que ser uma coluna, porque medidas não são permitidas como filtros em slicers.
Além desse campo eu preciso de uma medida pra mostrar os dados na visão FullYear e outra medida pra mostrar os dados na visão YearToDate.
Depois é criar uma terceira medida que verifique essas duas medidas e compare com a seleção do slicer e que como resultado mostre apenas a visão que queremos.
Nosso foco aqui não é criar as medidas, apenas mostrar a funcionalidade do slicer.
Mão na massa
Criando o slicer.
Pra criar o slicer eu dei um Enter Data simples e criei uma tabela de uma coluna com duas linhas. Isso já é suficiente pra criar um slicer como o que mostrei no video acima.

Criando a medida com Switch
Pra isso funcionar certinho você precisa de duas medidas, uma que mostre FullYear e outra que mostre YearToDate, como criar essas medidas não vou explicar aqui, mas se quiserem, comentem aí que depois faço outro post explicando.
Numa terceira medida crio uma fórmula utilizando a função SWITCH(), assim:
Nome da Medida com Switch =
// pega o valor único do slicer
VAR vDateSelector = SELECTEDVALUE( dateSelector[DateRange] )
// verifica se o valor do slicer é Full Year, se for mostra o conteúdo da Medida1
// se nao for Full Year, se for Year to Date, então mostra Medida2
// se nada estiver selecionado mostra a mesma medida que vai em Full Year
VAR vResult =
SWITCH(
TRUE(),
vDateSelector = "Full Year", Medida1,
vDateSelector = "Year to Date", Medida2,
Medida1
)
RETURN
vResult
Outra coisa que vale a pena é configurar o slicer pra seleção única, vai facilitar o retorno do VAR vDateSelector = SELECTEDVALUE( dateSelector[DateRange] ).

O resultado vai ser esse aqui:
Se quiserem mais detalhes, deixem aí nos comentários 🙂 Valeu!
Pedro, podia fazer um vídeo com mais detalhes, mostrando inclusive a criação dos gráficos e tals. Mas de toda maneira muita boa dica, parabéns !!!
LikeLike
Fala Wellington! Fazer vídeos, aí chamou pro desafio, hein! kkkk Vídeo já é mais complicado hehe, mas quem sabe, vamos ver, vamos ver. Mas talvez posts menores, mais objetivos, ir explicando aos poucos cada detalhe, porque post muito grande o pessoa costuma não ler, mas valeu pelo feedback, se um dia eu animar de fazer um video te aviso!
LikeLike